No Maláui, sobretudo nas cidades, muitas crianças e jovens vivem nas ruas. Não frequentam a escola e caem na insegurança, na violência e na pobreza. Na realidade, muito pode ser feito por eles: Sant'Egidio, no Maláui, cuida deles. Em Lilongwe e Blantyre foram abertas duas casas familiares, uma para meninos e outra para meninas, que devolvem a dignidade a uma vida que retoma o seu curso normal: o carinho, a casa, a escola, os cuidados de saúde.
Assim, descobrem-se também talentos que a rua sufocava. Um menino, Maliko, de 10 anos, há um ano hóspede da «Casa da Esperança» de Lilongwe, nunca tinha ido à escola e, uma vez inserido, surpreendeu tanto os professores que, colocado na segunda classe, após poucos meses foi imediatamente promovido para a quinta, vistos os excelentes resultados e o empenho.
Em Blantyre, dentro da casa, funciona uma escola de costura onde algumas meninas estudam e se preparam para o trabalho, enquanto frequentam a escola. São agora doze meninas e jovens acolhidas em duas casas comunicantes. Receberam com alegria Marco Impagliazzo e a delegação vinda de Roma e de outras cidades do Malawi, mostrando com orgulho a sua casa e o seu trabalho de costura.
Além das estruturas de acolhimento, a Comunidade abriu duas cantinas para crianças de rua em Blantyre e Lilongwe, com a ajuda de apoiantes locais. Mesas onde se come e se conhece: um lugar para fazer amizades, expressar necessidades, dar espaço aos sonhos. Além das duas casas, vários jovens recebem ajuda para voltar à escola, outros para entrar no mundo do trabalho. Marco Impagliazzo, no último dia 11 de julho, participou do jantar preparado para as “crianças de rua” na Casa da Amizade de Sant'Egidio em Blantyre, onde parou para cumprimentar e conversar com muitos deles. Daí nasceu um encontro significativo, durante o qual algumas crianças tomaram a palavra para agradecer à Comunidade: «Aqui encontramos a Igreja e o hospital» (algumas delas são tratadas no centro Dream), «Gosto deste lugar porque nos dão confiança e rezamos juntos».
Na segunda-feira, 14 de julho, foi inaugurada em Blantyre uma loja de roupas e vestidos usados, nascida da ideia de evitar o desperdício, cuja receita irá apoiar o serviço de Sant'Egidio para as crianças de rua, as casas familiares e os jantares semanais. Um “Ecolab” onde a generosidade de muitos malauianos poderá cruzar-se com a necessidade das crianças. Uma porta aberta e um local de encontro que constitui uma proposta contra o desperdício, para uma sociedade mais atenta aos valores da ecologia e da partilha.