Por ocasião do 50º aniversário da Independência de Moçambique, uma delegação da Comunidade, liderada por Andrea Riccardi, encontrou-se com o presidente da República, Daniel Chapo.
Durante o encontro, o presidente e Andrea Riccardi focaram em alguns problemas atuais do país, em particular a situação dos jovens - que constituem grande parte da população -, o acesso à educação e ao trabalho, bem como a necessidade de uma distribuição equitativa da riqueza. Também foi sublinhada a importância do diálogo entre as diferentes comunidades religiosas.
Daniel Chapo expressou gratidão pelo contributo da Comunidade de Sant'Egidio para o desenvolvimento de Moçambique, desde a mediação que levou à assinatura do Acordo Geral de Paz de 1992, através de vários programas - em particular o DREAM no âmbito da saúde e o Bravo! para o acesso universal ao registo civil - e mostrou particular apreço pelo empenho humanitário desenvolvido pelas mais de 140 Comunidades de Sant'Egidio presentes em todo o país.
Por seu lado, Andrea Riccardi expressou a sua satisfação pela relação de amizade e cooperação entre Sant'Egidio e Moçambique. Ambos concordaram com a importância de desenvolver esta parceria para a paz e o desenvolvimento social.
Assista ao vídeo