Seis anos após o ciclone Idai em Moçambique, a Comunidade de Sant'Egidio continua a sua solidariedade com as pessoas deslocadas no campo de Mutua.
No dia 2 de abril de 2025, foi inaugurado o primeiro centro de saúde da zona de Mussátue e um sistema de abastecimento de água que beneficiará cerca de 3350 habitantes (804 famílias) do centro de reassentamento de Mutua, no distrito de Dondo. A construção do complexo foi possível graças à colaboração entre Sant'Egidio e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.
A maior parte da população de Mutua provém da cidade da Beira, que foi afetada pelo ciclone tropical Idai que atingiu Moçambique em 2019. Após o ciclone, a população afetada viveu em áreas de relocalização atribuídas pelo governo moçambicano.
Até agora, os residentes do distrito de Mutua tinham de percorrer cerca de 8 km para encontrar o centro de saúde mais próximo. “Graças a esta instalação, a população terá acesso mais fácil a cuidados médicos, vacinas e consultas”, disse a administradora distrital Maria Bernardete Cipriano Roque, na inauguração.
A Comunidade, com o programa DREAM, já tinha actuado nesta zona de realojamento com o projeto “Ninguem fica sozinho!”, de apoio à população afetada pelos ciclones Idai e Kenneth, visando reduzir a propagação de doenças transmissíveis e melhorar as condições de vida, fornecendo água potável e melhor saneamento à população residente nos campos de Savane e Mutua. Ler mais.