Reciclagem, eco-solidariedade e paz são as palavras-chave do ECO-LAB da Paz. Um projeto criado há cerca de dois meses em Roma pelos Jovens pela Paz. São eles que nos explicam do que se trata:
«O ECO-LAB da Paz é um espaço para os jovens em Roma, mas é também um elo da cadeia que contribui para ajudar muitas pessoas. O novo LAB é um ponto de encontro onde nos reunimos em companhia: divertimo-nos ao som da música, mas ao mesmo tempo fazemos o bem».
Em que consiste a atividade do ECO - LAB?
«Descobrimos que reutilizando objetos descartados e dando o devido valor a roupas e materiais antigos, é possível fazer muita solidariedade. Ao dar uma nova vida a roupas que seriam deitadas fora, podemos oferecer uma nova oportunidade àqueles que realmente precisam dessas roupas. Por isso, quando nos reunimos, selecionamos roupas e outros tipos de materiais descartados e encontramos uma forma de reutilizar tudo o que é possível. Especialmente neste período de inverno, muitas pessoas que vivem na rua precisam de um cobertor e de um casaco extra.
Os materiais realmente inutilizáveis são revendidos a peso, para poder comprar bens (como roupa de cama) que não é possível encontrar entre os materiais recuperados.
Como surgiu a ideia do ECO - LAB?
«A ideia nasceu do já bem estruturado HUB da Comunidade de Sant'Egidio, no antigo hospital de San Gallicano, no coração de Roma, em Trastevere, onde se trabalha pelos mais pobres, pelos mais frágeis, cuidando e doando tempo e solidariedade.
Nós, jovens, também queremos fazer parte desta cadeia de solidariedade e, por isso, criámos este espaço, que combina o compromisso com a sustentabilidade e a solidariedade: palavras complementares, ambas necessárias para o nosso futuro».
VÍDEO