O que são as Escolas da Paz?
As Escolas da Paz são centros, totalmente gratuitos, destinados principalmente às crianças das periferias urbanas e existenciais. Qualificam-se como um ambiente familiar que apoia os menores, especialmente aqueles em condições de pobreza e privação social, na sua escolaridade, ajudando a família quando necessário, propondo um modelo educativo aberto aos outros, solidário com os mais desfavorecidos e que ultrapassa barreiras e discriminações.
As Escolas são animadas por voluntários que, após uma formação adequada, acompanham as crianças no seu percurso educativo.
As actividades de uma Escola da Paz decorrem geralmente várias vezes por semana, em horário extra-curricular. Incluem tanto actividades de apoio ao estudo como momentos de socialização, de conhecimento do meio ambiente e do mundo e cursos de formação. As visitas, os passeios, as festas, as excursões e as férias de verão fazem parte integrante destas actividades.
Para saber mais, veja o vídeo:
É aqui que entra o trabalho das Escolas de Paz: um apoio sólido e fiel ao crescimento da criança, uma abordagem “holística” que se desenvolve a vários níveis e que tem como objectivos
Ao longo dos anos, a Comunidade de Sant'Egidio espalhou-se por muitas partes de Itália, da Europa e do mundo. Todos os anos, no mundo inteiro, milhares de crianças e adolescentes frequentam regularmente as Escolas de Paz na Europa, na América Latina, na Ásia ou em África.
Nestes lugares, Sant'Egidio está presente sobretudo nas zonas onde os riscos de desvio, de marginalização social, de abandono escolar ou de analfabetismo, de emprego precoce, de afastamento e por vezes de abandono da família são mais elevados, mas também nas zonas de guerra, onde as crianças são as primeiras vítimas, e nos campos de refugiados, em África e noutros lugares.
O serviço às crianças acompanhou muitas vezes o nascimento de uma nova comunidade. Em cada contexto, embora diferente, o empenho de Sant'Egidio é sempre caracterizado pela atenção à pessoa e às suas necessidades, numa proximidade afectuosa e amiga. Um empenho educativo que com as Escolas de Paz chega a dezenas de milhares de crianças e envolve milhares de voluntários, sobretudo jovens.
"Na Escola da Paz. Educar as crianças num mundo global “ é um livro para ouvir as vozes de milhares de crianças de todo o mundo. As suas perguntas, os seus desejos, as suas descobertas, o seu desejo de futuro. Um instrumento para dar respostas e receber uma mensagem. A cultura do diálogo e do encontro é necessária: educar para a paz é um grande investimento no futuro, porque aprender a viver juntos, em paz, nos horizontes do mundo é um processo longo e exigente.