ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Recordação de Nunzia, pessoa com deficiência intelectual que faleceu em Nápoles em 1991 e de todos os deficientes intelectuais que adormeceram no Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 30 de Julho

Recordação de Nunzia, pessoa com deficiência intelectual que faleceu em Nápoles em 1991 e de todos os deficientes intelectuais que adormeceram no Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 34,29-35

Moisés desceu do monte Sinai, trazendo na mão as duas tábuas do testemunho. Não sabia, enquanto descia o monte, que a pele do seu rosto resplandecia, depois de ter falado com Deus. Quando Aarão e todos os filhos de Israel o viram, notaram que a pele do seu rosto se tornara resplandecente e não se atreveram a aproximar-se dele. Moisés, porém, chamou-os; Aarão e todos os chefes da assembleia foram ter com ele, e ele falou-lhes. Em seguida, aproximaram-se todos os filhos de Israel, aos quais transmitiu todas as ordens que tinha recebido do Senhor, no monte Sinai. Depois de ter acabado de falar com eles, Moisés cobriu o rosto com um véu. Ao entrar para estar na presença do Senhor e falar com Ele, Moisés retirava o véu até sair. Então, depois de sair, comunicava aos filhos de Israel as ordens recebidas. Os filhos de Israel viam resplandecer a face de Moisés que, em seguida, tornava a colocar o véu sobre o rosto, até entrar novamente para falar com Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Moisés acabou de descer do Monte onde recebeu, de novo, as Tábuas da Lei, aquela Palavra que deverá orientar a vida do povo. Lá, recebeu de novo, depois de Israel o ter abandonado, a revelação do nome de Deus, «compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade». Como não poderia «estar resplandecente» o rosto de Moisés, depois de ter conversado com o Senhor? Por três vezes, o texto repete que «o seu rosto estava resplandecente». Quando se escuta, ou melhor, se conversa com Deus, porque isso ocorre quando se escuta e se medita a Sua Palavra, o nosso rosto não pode não resplandecer para fazer transparecer a beleza de Deus, a Sua presença misericordiosa. Rostos sempre tristes e preocupados indicam, por sua vez, a distância de Deus! O véu com que Moisés cobriu o rosto ao falar com os israelitas mirava, provavelmente, a impedir que eles ficassem desnorteados por aquela luz assim tão intensa, fruto do encontro com Deus. Pensemos agora nos nossos dias e nos nossos numerosos encontros realizados e perguntemo-nos: aqueles que se encontram connosco, são capazes de reconhecer no nosso rosto a luz de Deus que nos falou? Reflictamos na necessidade de muitos de encontrarem a luz de Deus através de nós, para serem, também eles, transfigurados na humanidade deles.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO